Páginas

domingo, 15 de novembro de 2009

A visita do soim.


Hoje por aproximadamente 11 horas da manhã minha esposa mim chamou para olhar um fato curioso e nada corriqueiro, e para minha surpresa estava na com a cabeça na janela da sala com seus olhinhos miúdos olhando para nós, cheio de expectativas um pequeno soim, mais conhecido nacionalmente por sagüi (espécie que aparece em quase todas as regiões do Brasil), para quem não conhecem, eles são como pequenos macaquinhos, espetos, e ariscos, geralmente quase não se vê eles, pois se escondem dos homens, pois eles são muito perseguidos por pessoas que querem domesticá-los, sim, infelizmente algumas pessoas tem este mal habito de cria os soins.
Mas hoje foi super legal, podemos vê-lo de perto e em nosso terraço, depois que fechamos a janela, para evitar dele entrar, ele foi para a casinha do bujão, onde tive a ideia de por uma vasilha com água e uma banana ao lado, como ele não saiu correndo, como eu esperava, o pequeno soim era domesticado, que por ventura fugiu da casa do seu criador, e estava perdido. Ele aceitou a água e a banana que ficou a vontade e comeu bastante, assim indefeso fiquei imaginando como seria fácil capturá-lo, ou mesmo fazer algum mal, pois ele não mostrou muita desconfiança, este é justamente o perigo de se domesticar estes animais silvestres. Pois tira deles a capacidade de se protegerem.
Saímos de casa para o tradicional almoço dominical na casa do meu sogro, e quando voltamos duas horas depois, o pequeno soim ainda estava lá, mas ao final da tarde, nós não o vimos mais. Bem que ele poderia estar vivendo solto numa floresta.

Data da postagem. Por E. S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário